quarta-feira, 2 de março de 2011

Paris - 10 dia

Dia frio, para variar, 7 graus.
Tomamos café, encontramos com nossos primos e fomos ao metrô, onde compramos um bilhete que vale por todo o dia, nas áreas 1 e 2 de Paris, por uns € 6,50 cada.

Seguimos até o museu do Louvré, onde compramos o ticket de entrada por €10 cada (desconto somente para quem estuda na União Européia, com comprovante), numa tabacaria, ainda no piso do metro. Subimos a escada que leva ao saguão principal do museu.

(sagüao principal do museu)

Para nossa sorte, com os ingressos nas mãos, pulamos as grandes filas das bilheterias e seguimos para a visitação.

(vista da parte externa, de dentro do museu)

O museu está dividido em 3 partes, ou "braços". Fomos logo no que está o quadro de Mona Lisa que, logicamente, é o mais concorrido e não deu para chegar muito perto. Como tudo em Paris, o museu é cheio de escadas. Nossa visita durou cerca de 2 horas mas dá para passar todo o dia, e até mais, se quiser visitar tudo.

(o quadro mais famoso do museu)

De lá seguimos para o Pompidou, um prédio bem legal que tem toda sua estrutura à mostra.

(a estrutura do Pompidou)

Bem próximo de lá está a estação Halles, uma mistura de shopping com estação de trem e metro, onde comemos na Pizza Hut, pizza e refri à vontade por € 11,90 cada.

No caminho para o metro meu primo parou na Fnac para comprar um video-game Xbox, que teve que carregar durante todo o resto do dia.

Fomos nós, e a sacola do vídeo-game, até a estação Anvres, onde descemos para pegar o funicular (com o mesmo bilhete do metro), para chegar até a igreja de Sacré Coeur, num ponto bem alto, com uma bela vista da cidade.

(vista da igreja antes de pegar o funicular)

Como estava Sol ficamos descansando por alguns minutos na escadaria da igreja, ao som de um violão tocado por um artista de rua.

(fachada da igreja, no alto da cidade)

A rua que dá acesso ao funicular parece a Ladeira Porto Geral de São Paulo, com várias lojinhas de suvenirs, tecidos, roupas de baciadas e mais um monte de coisas.

Voltamos ao metro e descemos na estação La Faiete, onde existe uma galeria gigante, que dá nome à estação, com produtos para gente chique, e preços nada proveitosos.

Voltamos para o metro, fizemos mais um monte de baldeação e voltamos para o hotel.

Dica: As estações de trem e metro (assim como toda a cidade) de Paris são muito antigas e recheadas de escadarias, são poucas as escadas rolantes, portanto evitem malas muito pesadas e calçados desconfortáveis.

Nossos primos foram para o hotel e nós fomos pegar um lanchinho no Subway para jantarmos.

Marcamos com nossos primos amanhã, às 8 horas, para seguirmos para Disney.